Top cozinha americana

Os ambientes da sua casa parecem pequenos demais? Uma boa solução é eliminar paredes e integrá-los. No caso da cozinha, o formato americano otimiza ainda mais o espaço, pois a bancada pode ser usada como mesa de jantar ou como apoio para os alimentos. Veja cinco projetos com este recurso.

18-04 01

Repertório nacional 

Azulejos desenhados marcam a pequena cozinha gourmet. A bancada é importante para acomodar os amigos, já que a mesa de jantar muitas vezes dá lugar a uma de sinuca. O modelo de cozinha americana também é fundamental para garantir a iluminação natural do ambiente, que não tem janelas.

18-04 02

Espaço alegre 

No projeto a bancada tem dupla função: sobre ela fica o fogão e, na parte de madeira, a mesa de jantar, com quatro lugares. Do lado da cozinha, ela ainda serve de armário, com gavetas e nichos para guardar tudo. Assim, apesar do espaço ser estreito, ele não parece sufocado. A moradora pediu uma decoração alegre, por isso os profissionais escolheram ladrilhos hidráulicos coloridos para o revestimento. Para a iluminação, eles aproveitaram a estrutura de vigas ocas de alumínio, que sustenta a cobertura de vidro laminado, para embutir os fios e nove spots. “Com luminárias focadas e outras que espalham a luz homogênea, o clima é aconchegante”, diz Samy.

18-04 03

Para reunir os amigos 

As paixões do casal de moradores, como fotografias e obras de arte, têm espaço garantido na decoração. Na cozinha americana se encontra a maior delas. “Um dos hobbies do meu marido é cozinhar. Como ele viaja muito a trabalho, sempre aproveita para comprar temperos e equipamentos diferentes”, diz Viviana Ximenes. Eles costumam promover jantares para testar novos pratos e reunir os amigos. “Temos uma vida social agitada em torno da cozinha. É sempre o ambiente mais movimentado.” Por isso, não faria sentido que o espaço ficasse fechado. Sobre a bancada, estão acessórios, como taças e máquina de café e, sob ela, fica guardado o frigobar.

18-04 04

Metragem de alma gigante 

Histórias, estampas e mimos aumentam a sensação de espaço no apartamento de 50 m² da interior stylistMelany Kuperman. A cozinha americana é uma das soluções espertas. Como o espaço é bem aproveitado, há lugar para receber os amigos, que chegam a ser 12, em dia de jantar. A cozinha ganhou decoração nada convencional. “A geladeira era da minha avó e pensei em pintá-la de preto. Depois refleti: por que não rosa?”, conta a moradora. Outra audácia no ambiente foi o papel de parede aplicado aos armários. “Como quase não preparo comida aqui, foi uma escolha possível”, conta.

18-04 05

Colorido sob medida 

Assim que tomaram a decisão de se casar, Larissa e Wilber Farias visitaram o apartamento decorado de um prédio em construção e calcularam que os 50 m² do modelo escolhido seriam suficientes para começar a vida a dois. Logo que a primeira etapa da construção ficou pronta, eles perceberam o real tamanho do espaço. “Não tínhamos noção de que seria tão pequeno”, conta Larissa. Para driblar a metragem enxuta, a moradora pensou em móveis feitos sob medida, e pediu a ajuda de sua irmã gêmea, a arquiteta Letícia Arcangeli. A profissional deixou o apartamento alegre com a laca laranja nos armários da cozinha, que é aberta para a sala, mas tem bancada de madeira para apoio extra.

Fonte: Casa e Jardim

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s